segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bullyng não é brincadeira!



Hoje resolvi falar sobre um assunto bastante atual: o famoso BULLYING. Pretendo abordar somente a violência emocional, ou seja, falarei de apenas um aspecto desse termo tão amplo.

O bullying aparece de forma recorrente nas notícias atuais, o que nos faz compreender claramente seu impacto negativo. Porém, as pessoas ainda não estão compreendendo e enxergando a gravidade das conseqüências advindas desse tipo de situação.

Pais e professores, comecem a intervir junto aos alunos e gastem parte do tempo de vocês a fim de gerirem esse tipo de situação de rejeição social. Muitos optam por “fechar os olhos”, mas enquanto isso acontece, os traumas vão surgindo.

Aqueles que estão do outro lado, ou seja, rejeitam o colega e o discriminam, por favor pensem: quem lhes deu o direito de marginalizarem e excluirem outra pessoa, condenando-a ao desprezo? Por um acaso, vocês conseguem avaliar o sofrimento daquele que é rejeitado?

Sentir-se rejeitado é uma experiência muito dolorosa. Precisamos nos sentir aceitos e pertencentes a um grupo social, pois isso nos dá segurança, amparo e, quando uma pessoa simplesmente decide condenar outra à rejeição e ao preconceito, está lhe dando uma punição, sem possuir o direito de fazê-lo.

Tenho pacientes vítimas de bullying e posso afirmar que o resultado é penoso. Disso podem surgir casos de depressão, baixa auto-estima, transtornos alimentares, pensamentos suicidas, etc.

Para que consigamos ultrapassar esse tipo de dano causado por esse tipo de violência, há a implicação de um trabalho terapêutico, no sentido de fazer com que a vítima compreenda que esse tipo de comportamento é completamente irracional, tentando fazer com que a vítima se isente de qualquer tipo de culpa, até mesmo porque é esse tipo de sentimento que intensifica o estado depressivo e, por não fazer sentido algum, deve ser descontruído no processo terapêutico.

Bullying não é mais uma "modinha", como os leigos costumam dizer. Bullying é coisa séria! Vamos pensar sobre isso!


2 comentários:

  1. Muito legal o texto, Ana Luíza! Ando lendo muitos textos sobre o Bullying. Estou fazendo estágio no "PETI" e os adolescentes de lá estão com um probleminha de "apelidos", o que pode caracterizar o início do Bullying. Cada texto enriquece-me de informação. um beijo!

    ResponderExcluir
  2. JOnes, muito obrigada pelo elogio ao texto!Que bom que tenho ajudado de alguma forma=). Dê sugestões para próximas postagens!Um abraço, querido!

    ResponderExcluir

Prezados leitores do blog "Era uma vez...", por favor evitem comentar como "anônimo", pois gosto de responder às pessoas que apreciam o meu trabalho. Se puderem deixar o e-mail, fico agradecida. Um abraço e voltem sempre!