domingo, 27 de março de 2011

Desafio: Compulsão Alimentar



Olá, queridos leitores!
Há uma semana uma paciente que gosto muito de atender me trouxe uma grande questão que nunca havia sido tratada durante o tratamento: "Ana Luiza, acho que tenho um distúrbio alimentar. Como compulsivamente, mesmo sabendo que já estou satisfeita. Me ajude nisso!". Essa frase foi colocada bem no finalzinho da sessão, o que foi ótimo, pois pude pesquisar mais sobre o assunto, antes de atendê-la novamente.
Ao ler alguns artigos sobre o assunto, encontrei algumas dicas aos compulsivos alimentares:
  • Não faça dietas muito rígidas, pois estas colaboram para o estado compulsivo;
  • Coloque em sua cabeça que nenhum tipo de alimento está proibido, mas deve ser controlado. A proibição de um alimento cria um desejo exagerado por ele;
  • Ao terminar uma refeição, levante-se da mesa. Muitas vezes você continua a comer apenas porque a comida está na sua frente;
  • Lembra-se que a comida só tem efeito curativo em relação à fome. Problemas e sentimentos têm outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, um esporte;
  • Não pule refeições. Um grande intervalo de tempo sem comida pode deixá-la compulsiva no momento em que for se alimentar novamente;
  • Evite comer quando estiver cansada, pois você vai querer comer rápido para poder descansar e com isso, provavelmente, você vai comer mais do que seu organismo precisa. Faça o inverso: ao chegar em casa, depois do trabalho, tome um banho, vista-se confortavelmente e depois vá comer;
  • Não coma em pé ou andando pela casa. Assim, não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada;
  • Anote tudo o que comer, pois isso vai ajudá-la a familiarizar-se com seu padrão alimentar e a perceber o que deve ser mudado.
Agora que as dicas estão lançadas, pensem: Que vazio você tenta preencher com esta compulsão?Quais necessidades você tenta satisfazer através da comida?
Dialogue com seu corpo todos os dias!Ninguém o conhece como você mesma!

10 comentários:

  1. Minha cara, este post esta excelente! Parabéns

    Esta sua paciente esta em um estado avançado para a cura dessa compulsão, e você conseguiu que ela falasse sobre isso com você, o que mostra que é uma ótima psicóloga, geralmente pessoas que tem hábito compulsivo de comer, não percebe que tem ou tem vergonha de assumir. Depois de ter procurado a sua ajuda, o segundo passo é descobrir o que esta causando essa compulsão, muitas vezes a causa é a ansiedade e conflitos familiares, mas deve se investigar corretamente. O terceiro passo vocês irão perceber que começou no primeiro passo, que é a cura da compulsão, tratando a causa da compulsão e fazendo uma refeição nutritiva e balanceada (claro com a ajuda de um nutricionista), logo o compulsivo estará curado.
    OBS: Não é deixar de se alimentar e sim aprender!

    Mais uma vez, Parabéns pelo post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raíssa...obrigada pelo elogio ao post e pelas dicas.Vão me ajudar muito nesse caso!Um abraço e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Ei, Raquel!Que ótimo!Obrigada...fique à vontade e deixe suas sugestões..um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ana Luiza,
    me mantenha informada do caso, por favor, é do meu total interesse, pois estou ajudando uma amiga que esta com compulsão alimentar. Quero saber como esta sendo a melhora da sua paciente.
    Vou deixar meu e-mail para você e se comunicando por lá comigo ok! (dodorapena@yahoo.com.br).

    Abraços,
    Isadora

    ResponderExcluir
  5. Ei Ana Luiza!

    Amei o post! Vejo que muitas pessoas não entendem que comer exageradamente pode não ser simplesmente gula.. Assim, reconhecer é mesmo o primeiro passo.
    Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Isadora, infelizmente, por motivos de força maior, saí da clínica em que eu atendia e encaminhei todos os pacientes, por isso não poderei te manter informada. Ranata, que bom que gostou do post!Continue acompanhando=)
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Só vi seu comentário em meu blog agora! Desculpe!
    Que bom que você gostou do post. Fiquei um tempinho sem escrever, mas estou prometendo a mim mesma voltar de vez.
    Percebi que você tem muitos posts interessantes, então vou te seguir para me inteirar por aqui também! :D

    beijão

    ResponderExcluir
  8. Conheço algumas pessoas com compulsão alimentar.. Realmente é muito triste.. uma colega me relatou que consegue comer um bolo inteiro, uns 4 hamburgueres, 2 copos de milk shake, pizza inteira, bolachas recheadas, 2 sonhos em apenas 1 hora. O dinheiro que ela ganha é todo gasto com comida durante esses episódios de compulsão.. De uma outra colega, diabética, foi necessário colocar cadeado na geladeira, portas, gavetas, para que ela não tivesse acesso a comida durante a madrugada, quando ocorria as compulsõs..
    É muito triste .. = (

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelos comentários, meninas...=)

    ResponderExcluir

Prezados leitores do blog "Era uma vez...", por favor evitem comentar como "anônimo", pois gosto de responder às pessoas que apreciam o meu trabalho. Se puderem deixar o e-mail, fico agradecida. Um abraço e voltem sempre!