quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sem limites para a mentira

Foto retirada do site: www.jornalpequeno.com.br
A necessidade para mentir torna-se cada vez mais perigosa. Há casos nos quais a fase fantasiosa da infância se prolonga, ultrapassando a barreira da normalidade e se esbarrando na patologia. Apesar da mentira aparecer, muitas vezes, em forma de algum transtorno, temos que saber separar patologia de falta de caráter, pois existem pessoas que mentem para se safar de situações e podem justificar seus atos através de alguma doença, o que é ainda mais abominável!

É inegável que a mentira faz parte do mundo em que a gente vive e que todos nós já contamos uma mentirinha, mas segundo o médico psiquiatra Luís Carlos Calil, a mentira passa a ser doença quando causa sofrimento para o indivíduo que mente ou para as pessoas de seu ambiente. Sendo assim, a mentira deve ser avaliada, segundo especialistas, considerando seu objetivo, circunstância e motivação.

Não sei se vocês já ouviram falar em Mitomania, então, antes de mais nada, falarei um pouquinho disso pra vocês. A Mitomania é um distúrbio de personalidade no qual o paciente possui uma tendência compulsiva pela mentira. Segundo Letícia de Oliveira, terapeuta comportamental, uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico ou “tradicional” para o mitômano é que, no primeiro caso, o indivíduo não tem resistência em admitir a verdade, enquanto o portador da compulsão por mentir usa a mentira em proveito próprio ou prejuízo de outro de forma imoral e insensível, sem sentir necessidade de desfazer o engano. 

Na mitomania, o paciente usa a mentira de forma consciente para enganar pessoas e tirar vantagens. Ele nunca admite suas mentiras, embora tenha plena consciência de que são histórias imaginárias e também não se constrange ao vê-la descoberta. Esse comportamento patológico se torna um estilo de vida difícil de ser controlado como qualquer outra doença psiquiátrica. 

Agora, lembrando do que eu disse lá na primeira frase, sobre confundirmos falta de caráter com a mentira patológica, é importante dizermos aqui que o mentiroso comum calcula o perigo que corre, prevê as contestações, prepara contra-resposta, ao passo que o mentiroso patológico vai mentindo e dando asas à fantasia sem se preocupar em aprofundar e julgar o que diz, não se dando conta de que muitas vezes está caindo no ridículo. 

Segundo Simone Russo, psicóloga, o mentiroso compulsivo nem sempre tem noção de que está mentindo, o que o leva a acreditar em suas fantasias e considerá-las realidade. Furos nas histórias, comportamento desafiador, dificuldade em respeitar normas, ausência de limites e de preocupação com os outros são algumas das características para detectar o mitomaníaco.

A pessoa tem a necessidade psicológica de mentir para ter uma satisfação pessoal, para parecer mais interessante, e para isso passa a contar histórias fantasiosas. Pessoas inseguras, carentes e que precisam de atenção são o perfil mais comum. Ainda segundo alguns psiquiatras, as mulheres são a maioria entre os mentirosos compulsivos.


Para que haja o tratamento da mentira é necessário, em primeiro lugar, a identificação da doença de base responsável pela sua manifestação, pois existem vários transtornos que possuem a compulsão pela mentira como sintoma. A psicoterapia em conjunto com o uso de remédios é utilizada como controle.

Caros colegas e leitores, vocês conhecem alguém com esse perfil?Contem suas experiências aqui no blog. Tenho uma dificuldade imensa em saber o limite existente entre o mentiroso comum e o patológico. Ainda temos muito o que aprender!

Obrigada pelos comentários!Um abraço!

14 comentários:

  1. Texto muito interessante, parabéns!
    Será que a Mitomania tem alguma relação com a Esquizofrenia? A partir do momento em que o mitômano acredita nas próprias fantasias, ele está com um sintoma análogo do esquizofrênico, não é? Imagino que seja uma patologia de difícil identificação...
    Interessante saber que a maioria está entre as mulheres, fico curioso para saber o motivo.
    Mais uma vez, parabéns pelo texto, trouxe à tona mais alguma coisa que eu não sabia sobre Psicologia!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Panda!
    Na verdade, a mentira compulsiva faz parte da sintomatologia de vários transtornos psquiátricos, por isso o diagnóstico é tão difícil. Isso que você levantou sobre a esquizofrenia é algo que eu ainda não tinha pensado. Vamos discutir mais sobre esse assunto;)...Quanto aos dados sobre as mulheres, também fico curiosa para saber, isso daria uma elogio e pela visita ao blog!Volte sempre!Um pesquisa interessante, não é?Obrigada pelo abraço!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de terem um sintoma parecido entre as duas patologias - acreditar nas próprias fantasias - o esquizofrênico parte de um princípio diferente, eu imagino. Um dos pacientes do escritório do qual eu frequentava tinha "esquizofrênico" como diagnóstico. Ele fantasiava sobre muitas coisas. Talvez, por existência de um sintoma adicional [não sei tanto sobre esquizofrenia], seja possível diferenciar uma patologia da outra. Aliás, o esquizofrênico deve possuir sintomas que o mitômano não possui, eu suponho.

    ResponderExcluir
  4. O mitômano é consciente de seus atos, o esquizofrênico não...acho que é bem por aí mesmo...

    ResponderExcluir
  5. tenho uma irmã que mente muito,trabalha, faz contas mas na infancia ficou internada em colegio interno mtis anos,tem 5 filhas e as cinco nasceram com os mesmos problemas mentais que ela,tem dificuldade de apreender a tudo ,mentem com frequencia temdificuldade de fazer amizade pois as vzes falam coisas sem nexo, que tipo de doença seria aguem me ajude por favor

    ResponderExcluir
  6. Se vc quiser me enviar um e-mail (lurigueira@yahoo.com.br), podemos conversar sobre esse assunto com mais privacidade, pois aqui no blog fica tudo muito exposto. Posso tentar te ajudar sim, mas a sua irmã, caso ela queira, precisa de um tratamento contínuo, na cidade de vocês. E você tem que pensar que isso pode te incomodar, mas não incomodá-la, o que também é relevante. Um abraço

    ResponderExcluir
  7. SHOW!
    ESCLARECEDOR,
    PERFEITO.
    MUITO BOM,
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! Que bom que gostou..volte sempre!Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. tenho um caso muito especial, mas gostaria de discutir.acrece detalhes bem como somo conhecimento ao que me levou a uma perda grave decepcionante.

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço uma pessoa assim, que mente na lata, sem a menor restrição, e mesmo descoberta, tergiversa, não se desculpa e segue mentindo.

    ResponderExcluir
  11. Meu namorado mentiu que era adotado no inicio do nosso relacionamento,disse que tinha sofrido um acidente, que tinha um irmao,mas ele e filho unico,entre outras mentiras. Quandi descibri colequei ele na parade ele continuou negando ate que viu que nao tinha mais jeito, fui com ele no psicologo ele disse que mente pq no relcionamento anterior foi muito humilhado e mente por carencia,atençao para sentir pena dele,entre outras mentiras... lembro dw brigamos e reatamos e ele disse que seria tudo diferente,mas ele viajou com a ex dele e disse que estava em sp a trab.

    ResponderExcluir
  12. Ele mente muito e nao sei se existe a possibilidade de confiar nele de novo,infelizmente o amo. Nao sei nem o pq, pois ele so apronta, na vdd ele e.
    bem carinhoso e atencioso as vezes parwce que vou ficar maluca pq nao sei o que fazer. pq ninguem quer que eu volte pra ele e tenho conciencia que
    um relacionammeto sem confianaça
    e praticamente impossivel
    ,nao sei o que fazer nao sei ae falta de

    carater ou doença.isso esta acabando
    comigo... sabe mais o que me irrita e que eu dwscubnro uma mentira por vez quando eu penso que esta tudo bem descubro mais alguma coisa,ele disse quw tinha um apartamento alugado e nao tem, quando descobri as primeiras mentiras ele disse que estava preste a me revelar a vdd pq ja tinha ido no psicologo,.mas era mais uma mentira eld chegou a fazer um documento do plano que comprovava que estava indo,mas era falso.

    ResponderExcluir
  13. Um belo texto e ao lê-lo pude me identificar, pois há tempo tenho procurado explicações para tais ações... Sofro dia após a após, mas ninguém me entende. Enfim já procurei ajuda médica... Vamos à luta! Temos que arregaçar as mangas e lavar a louça assim diz a minha avó! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Preciso de ajuda mas não sei aonde buscar. Li muita coisa e consegui me ver em muitas situações. Queria saber aonde encontrar ajuda gratuita. Preciso de socorro.

    ResponderExcluir

Prezados leitores do blog "Era uma vez...", por favor evitem comentar como "anônimo", pois gosto de responder às pessoas que apreciam o meu trabalho. Se puderem deixar o e-mail, fico agradecida. Um abraço e voltem sempre!