segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Livro "O Éden" - Flávio Siqueira

Nada como um livro tão maravilhoso em uma semana tão estressante de provas e mais provas no novo mundo em que fui me meter - o jurídico. (ESTOU AMANDO TUDO ISSO!)


Meu livro chegou! O Flávio Siqueira é encantador! Estou apaixonada por cada palavra escrita por ele. Vale a pena ler! 


Vim postar algo dele que mexe comigo: 


"Quem anda conforme seus medos e usa seus pre-conceitos como tangenciador de caminhada, se enclausura em si mesmo.
É como se vivessem em um porão escuro, sem janelas, sem jamais ver a luz do sol.  Como se pertencessem a caverna de Platão (filósofo Grego 428 AC).
Apesar da crescente valorização de palavras como "liberdade", "democracia" e  "consciência", basta um simples olhar mais apurado para discernir o quanto somos aprisionados como cães de laboratório, respondendo a estímulos de consumo disseminados com enorme sutileza.(as vezes nem tanto)
Você que acorda cedo e sai para o trabalho. Se inquieta com seu salário e os rumos da economia. Que paga seu plano de saúde, o seguro do carro e o de vida. Lê seus jornais pela manhã e, no fim do dia, assiste aos tele jornais antes de descansar. Você que está atento e informado sobre os rumos da tecnologia e não perde uma oportunidade de comprar a mais recente novidade.
Talvez você se considere um ser espiritual, evoluído ou simplesmente em dia com suas obrigações religiosas, de modo que acredita em Deus e respeita o próximo. Está em dia com seus impostos, certo ? Não compra produtos piratas, não suja as ruas e segue todas as campanhas politicamente corretas.
Você que se diverte e investe em seu lazer, viaja sempre que dá,  assiste aos seus programa de televisão e tem suas próprias opiniões em relação a política, futebol e o comportamento do próximo.
Você que vive sua vidinha normal, sem excessos, seguindo o fluxo do que a média aceita, tolera e considera saudável.
E se você estiver preso em uma caverna sem saber ?
E se houver luz do lado de fora ?
E se o caminho da média - estrada para a mediocridade - for o único caminho que você trilha ?
E se um dia você entender que sua vidinha é uma jaula de conforto e, de repente, se sentir a um passo da liberdade ?
Já pensou se - ainda que você não queira - uma curva inesperada em seu caminho colocar sua vida de pernas para o ar e, em questão de segundos, tudo o que parecia estável e encaixado perder completamente o sentido ?
E se não for mais possível fingir que não vê ? Que não sente ? Que não quer ?
Que tipo de sentimento terá quando, não mais o piso fechado, gelado, estável e seguro da jaula estiver diante dos seus pés, mas a grama, a terra e o sol ?
Como será o dia em que, como esses cãezinhos de laboratório, presos a vida inteira em jaulas para testes de indústrias na Espanha, libertados por uma ONG que documentou a primeira vez que viram a luz do sol, como será que você reagirá ?
Ou será que você realmente acredita que esse teu comodismo existencial que lhe dá sensação de conformo e segurança justifica sua existência? Ou será que você realmente acredita que estará para sempre no controle e o que hoje lhe parece insondável, permanecerá escondido eternamente ? Acredita mesmo que sua saúde, seu dinheiro, seus argumentos, sua aparência, sua articulação, sua influência, sua sanidade nunca terminarão? Tem absoluta certeza de que aquilo que você tanto almeja e chama de poder, conquista, metas ou vitórias, lhe conduzirá para fora da jaula?
Como será o dia em que a jaula se abrir e você olhar para a luz do sol?
Quando perceberá que tudo o que precisamos é nos expor a sua luz ?
Até que ponto lhe parece plausível que nada lá fora fará sentido, se não for iluminado pelo sol?"

Leiam, reflitam e comentem...beijos!

5 comentários:

  1. Uau!!!!
    E se o caminho da média - estrada para a mediocridade - for o único caminho que você trilha ???

    Obrigada querida por partilhar estas sabias palavras conosco...Qts pessoas politicamente corretas estao a julgar os outros por aquilo que simplesmente desconhece, porque vivem no seu mundo de verdade..e dele nao conseguem porque nao querem sair.

    Dessas pessoas quero distancia...porque tb quero da luz, tb quero desta vida que requer tb de mim.

    Hoje estava justamente pensando no quanto que pessoas corretas, às vezes, religiosas, se comportam de forma estupida, mesquinha..porque soh conhecem seu canil, sua jaula..mas, ao contrario dos bichos, elas elas mesmas que se colocaram ali..

    Bjs, bom vir aqui.

    *obs, acho que uma vez disse a vc que tinha perfil pra direito, se nao disse era porque o pensamento jah era tao forte que tive a sensaçao de haver dito.
    Nana Andrade

    ResponderExcluir
  2. Querida, como é bom ler um comentário seu...como está a vida na Itália? Nanoca, estou apaixonada pelo Direito como nunca estive na vida! Encantada com esse mundo novo!!!Nasci pra isso!rsrs...espero que você esteja curtindo o máximo que conseguir aí! Um beijão cheio de saudades!

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu nome é Gabriela e psicologia é meu sonho atual :) Amei o texto, estava precisando ler algo assim e do nada te encontrei pelo google.Me deixou mais confiante. Obrigasa
    Esse texto tem tudo a ver com um cara super gênio chamado Krishnamurt, você conhece?

    ResponderExcluir
  4. Ei Gabriela!
    Esse é um trecho do Flávio Siqueira. Tudo que ele escreve é incrível! Conheci o trabalho dele pelo blog e comprei um dos livros..
    Não conheço o autor que você citou. Pode me mandar algum texto dele? (lurigueira@yahoo.com.br)
    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em ter te ajudado, mesmo que de forma indireta.
    Quanto ao seu sonho, vá em frente sempre...hoje estou realizando mais um sonho: estudar Direito. Estou cada vez mais apaixonada pelos caminhos que resolvi seguir.=
    Grande beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Também gostaria de informações sobre o Krishnamurt.
    nosologia@hotmail.com

    ResponderExcluir

Prezados leitores do blog "Era uma vez...", por favor evitem comentar como "anônimo", pois gosto de responder às pessoas que apreciam o meu trabalho. Se puderem deixar o e-mail, fico agradecida. Um abraço e voltem sempre!