terça-feira, 23 de novembro de 2010

Responsabilidade: ponto forte da terapia!

"...Ninguem é responsável, exceto você. Esta é uma das verdades mais duras de aceitar, mas uma vez que você a aceita, ela traz grande liberdade, cria um enorme espaço. Porque através disso, uma outra possibilidade imediatamente se abre: 'Se eu sou responsável, então posso mudar. Se eu não sou responsável, como posso mudar? Se eu estou fazendo isso a mim mesmo, então isso dói, mas traz também uma nova possibilidade - posso parar de me ferir, posso parar de ser infeliz'..."
(Osho)


Vamos levar nossos clientes  a se perceberem, se conhecerem e reconhecerem seus próprios limites, ajudando-os no caminho para a AUTO-SUFICIÊNCIA...
O que será que o impede de SER e de vivenciar o presente?O que o impede de se conscientizar?Será um passado inacabado?
Vamos levá-los ao reconhecimento de seus recursos atuais, mostrando-lhes quantas possibilidades de escolhas podem estar mascaradas pelos sintomas!
Que tal transformar seus pensamentos sobre o passado em AÇÕES no presente?
Precisamos restaurar a cada dia o contato conosco, com o nosso interior, para que, assim, consigamos lidar com o mundo e com o outro.
O que será que há por trás da dor trazida pelo cliente?Vamos pensar mais sobre isso..leve-o à reflexão. Será que ele mesmo não interrompe algo que precisa ser vivido e isso traz essa dor?
Vamos dar ao paciente a oportunidade de ser ele mesmo, vivenciar a si mesmo!
O adoecimento pode ser bom ou ruim, o que depende somente de como o indivíduo experiencia esse processo.
Vamos refletir, amigos psicólogos!Esse é o meu convite!
(Ana Luiza Rigueira)



4 comentários:

  1. Adorei o texto Ana! Aceito o convite!Luisa

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!
    Muito bom Lu, eh tb aceito o convite...Bem reflexivo seu texto. Parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, linda!Gosto muito das suas opiniões, me ajudam muito!=)
    Saudades...

    ResponderExcluir

Prezados leitores do blog "Era uma vez...", por favor evitem comentar como "anônimo", pois gosto de responder às pessoas que apreciam o meu trabalho. Se puderem deixar o e-mail, fico agradecida. Um abraço e voltem sempre!