terça-feira, 30 de novembro de 2010

O adolescente e a ansiedade


Estou com dois pacientes em meu consultório que sofrem com o mesmo problema: ansiedade com o vestibular, como consequência da pressão da família, dos amigos e, principalmente, do paciente sobre ele mesmo.                                                                              

Se pararmos para pensar nos adolescentes que enfrentam o vestibular, conseguimos enquadrá-los em 3 grupos: aqueles que não se prepararam de forma adequada e, consequentemente, apresentam chances remotas de conseguirem aprovação; os que têm um desempenho razoável durante a escola e, com isso, têm chances razoáveis de passar; e aqueles que sempre foram bons alunos e estão preparados para encarar o desafio.

De qualquer forma, a ansiedade pode surgir em qualquer um dos três grupos já citados. Porém, o terceiro grupo, no qual se enquadram meus dois pacientes, experiencia a ansiedade de uma maneira diferenciada, pois, além de se angustiar com a competição, sofre uma cobrança muito maior dos familiares, amigos e dele consigo mesmo, justamente pela história de vida escolar. Esses adolescentes do terceiro grupo sempre foram ótimos alunos, os melhores da sala, com as melhores notas e, com isso, a expectativa das pessoas é cada vez maior, o que aumenta a ansiedade.

Segundo Ivan Izquierdo, “Em circunstâncias de estresse ou ansiedade elevada, a glândula supra-renal secreta corticóides, que agem diretamente sobre o cérebro e bloqueiam o mecanismo de evocação".

Quem tem alguém na família, que vai fazer vestibular, já sabe. Todos acabam se envolvendo com a prova e entram em uma grande aflição junto com o aluno. Calma, galerinha! O nervosismo não ajuda em nada! Isso só faz com que a tensão aumente, juntamente com o medo. A cobrança do vestibulando com ele mesmo já é suficiente para tornar sua vida um martírio.

Essa ansiedade que persegue meus dois pacientes, posso garantir, não é uma ansiedade patológica e sim situacional, advinda somente desse momento que estão vivendo. Ao pesquisar a história de vida de cada um, vejo que são pessoas comedidas, calmas, responsáveis, mas que, nesse momento, se deparam com um sentimento diferente daqueles que costumam vivenciar.

Diante disso, converso bastante, tentando descobrir o que há por trás desse medo e dessa ansiedade, trabalho com algumas técnicas de relaxamento, característica marcante da Gestalt-Terapia e, por fim, dou algumas dicas simples que já estamos acostumados a ouvir: "Evitem atividades que aumentam o nervosismo."; "Regulem seu sono, tendo hora certa de dormir e de acordar."; "Conheçam o local da prova com antecedência."; "Tentem se afastar de pessoas que tiram sua concentração."; "Tenham momentos de lazer."; "Pratiquem alguma atividade física pelo menos duas vezes na semana."; "Controlem a alimentação e optem por alimentos leves e saudáveis.".

No mais, o que tenho a dizer é boa sorte aos vestibulandos e que Deus os abençoe!=)


10 comentários:

  1. Ficou ótimo o post Luh!
    Seu blog está indo mto bem =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mateus!=)Faça o seu sobre administração, que vou seguí-lo=)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Marcella!=)Continue acompanhando as atualizações e se quiser seguir o blog, é só colocar as informações do e-mail ou do orkut..bjinho

    ResponderExcluir
  4. Ana Luiza: você deve imaginar a alegria e o orgulho que sinto em vê-la atuando numa área tão nobre, com tamanha competência. Você está realizando um dos meus sonhos. Sempre quis ter condições para poder ajudar pessoas que estão infelizes. Queria ser médico, queria ser psicólogo, queria ser enfermeiro. Ver minha filha na área é uma grande realização pessoal. Não é qualquer um que pode fazer isso, somente aqueles que têm missões especiais, pessoas escolhidas por Deus. Você é uma escolhida e, não tenho dúvida nenhuma, ajudará a muitos e se encontrarem. Com sua vocação, com o empenho que você sempre demonstrou em todas as suas realizações e, principalmente, com a ética dos ensinamentos cristãos que eu e sua mãe fizemos questão de lhe ensinar e que, certamente, você os absorveu com muita convicção, uma recompensa muito especial virá. Há um versículo na Bíblia, no livro de Tiago, onde Deus diz o seguinte: “Se tirares uma pessoa do caminho da perdição, saiba que estará salvando da morte a alma dela e, ainda, uma multidão dos seus pecados serão perdoados”. Veja só que bênção, poucos no mundo possuem essa vocação, por isso a recompensa é tão grande. Trata-se de uma questão econômica, trata-se da economia de Deus. É a velha Lei da Economia: quanto menor a oferta, maior o preço. Portanto, quanto menor a quantidade de profissionais numa área, maior será o seu salário. Deus ama a quem trabalha a alma dos aflitos, quem se preocupa com o próximo, quem deseja a felicidade do outro. São poucas pessoas assim no mundo. Por isso, você é especial, pelo menos para mim e para Deus. Estou realizado como pai. Obrigado filha, muito obrigado mesmo. Te amo, minha Psicóloga!

    ResponderExcluir
  5. Pai, estou sem palavras para responder a esse comentário. Só posso dizer que te amo também e que corresponder a uma realização que é sua, além de ser uma responsabilidade muito grande, é também uma imensa satisfação. Fico muito feliz com suas palavras e com sua felicidade!Obrigada por tudo!Beijos..

    ResponderExcluir
  6. bom, nao sei se isso é normal, mas fiz tratamento psicologico a algum tempo atrás, e foi a melhor epoca da minha vida, por motivos financeiros e outros problemas como sindrome do panico acabei deixando de ir na consulta e piorei, mas aconteceu algo que eu jamais esperava tb, que foi me apaixonar por ela, o nome dela é Silvana, eu acho ela linda e queria muito expressar isso a ela, eu casaria com ela, mas ao mesmo tempo nao posso fazer isso pq ela é casada, ela é de santos-sp, e eu queria dizer isso pra ela mas morro de vergonha e medo e fico me culpando, mas ao mesmo tempo o sentimento nao passa e é muito bom, oq devo fazer? eu queria convidar ela para conversar e dizer o quanto eu a amo e queria namorar com ela, por favor alguem me ajude?????????!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de poder te ajudar, mas não sei sua idade, sua cidade, sua história de vida. Te aconselho a procurar uma psicóloga em sua cidade, ok?Um abraço

    ResponderExcluir

Prezados leitores do blog "Era uma vez...", por favor evitem comentar como "anônimo", pois gosto de responder às pessoas que apreciam o meu trabalho. Se puderem deixar o e-mail, fico agradecida. Um abraço e voltem sempre!